(51) 3427 1039

Endocrinologia

Aqui na Digeclin, temos uma Endocrinologista, que participa junto ao grupo de obesidade e
que também realiza atendimentos independentes. 
Essa especialidade é responsável por cuidar dos transtornos das glândulas endócrinas, que são órgãos que secretam substâncias no sangue, conhecidas como hormônios. Portanto, a Endocrinologia reconhece e trata os problemas com esses hormônios, ajudando a restabelecer o equilíbrio do organismo.

Principais serviços

ACOMPANHAMENTO NA CIRURGIA BARIÁTRICA

WhatsApp Image 2019-10-28 at 10.05.25.jp

Os pacientes que pretendem realizar a cirurgia bariátrica também precisam ser avaliados pela endocrinologista da equipe. Alguns pacientes que vêm à clínica e que já são encaminhados pelo seu próprio médico especialista não necessitam passar por esta consulta.

O endocrinologista tem um importante papel no diagnóstico de alterações hormonais que podem levar à obesidade, assim como no acompanhamento pré e pós-operatório.

OBESIDADE

O endocrinologista é o médico mais indicado para o tratamento da obesidade - um sério risco a saúde de crianças e adultos - porque ele trata distúrbios hormonais, que estão entre as principais causas do excesso de peso. Inicialmente o médico solicita exames e, se o resultado apontar que existe alguma alteração hormonal, poderá indicar o uso de remédios, ou outras opções de tratamento.

DIABETES

O diabetes é uma doença que vem aumentando significativamente em todo o mundo, devido a hábitos alimentares irregulares, sedentarismo, obesidade e a rotina acelerada que vivemos. O diagnóstico deve ser realizado pelo médico endocrinologista, através da solicitação de exames laboratoriais. Nesses casos, podem ser abordados fatores como resistência à Insulina, tratamento intensivo, prevenção de complicações e diabetes gestacional.

TIREÓIDE

O endocrinologista é o médico responsável por tratar e acompanhar transtornos das glândulas endócrinas, que são órgãos que liberam hormônios responsáveis pelo equilíbrio do organismo.
É muito comum conhecer alguém que tenha problemas na tireoide, sendo os mais comuns são o hipertireoidismo e o hipotireoidismo.
Com o acompanhamento, é possível fazer a avaliação de nódulos, acompanhamento em casos de câncer de tireoide e também demais distúrbios da função hormonal.

ALTERAÇÕES DE PUBERDADE

A puberdade é um período importante para qualquer jovem, quando ele apresenta seus primeiros sinais de crescimento e desenvolvimento do corpo, rumo à maturidade da vida adulta. Isso ocorre normalmente entre os 9 a 14 anos, decorrentes do “despertar” das glândulas endócrinas cerebrais, chamadas de hipotálamo e hipófise.
Quando isso não acontece até a idade citada, ou nota-se um atraso, o endocrinologista se torna essencial para realizar a investigação e diagnóstico correto do caso, em conjunto com a família. 

ALTERAÇÕES DE CRESCIMENTO

O médico endrocrinologista também atua junto a situações de alterações no crescimento. Normalmente, uma criança saudável tem um crescimento normal. Quando há deficiências ou algum excesso, o fator principal podem ser alterações hormonais, nutricionais ou genéticas, que são investigadas pelo especialista, junto à família do paciente.

DISTÚRBIOS HIPOFISÁRIOS

A hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro, responsável pela produção determinada de alguns hormônios. Alterações e doenças da hipófise são investigadas pelo endocrinologista, como tumores, que podem acarretar diversas mudanças no organismo. Esse diagnóstico é essencial para o tratamento e acompanhamento dos casos.

Alterações do metabolismo ósseo

A hérnia incisional ocorre quando há uma ruptura da cicatriz no local de uma cirurgia prévia que o paciente tenha necessitado realizar. No tratamento das hérnias incisionais pode haver necessidade de cirurgias mais complexas. A equipe da DigeClin, com vasta experiência neste tipo de situação, atua buscando a plena funcionalidade da parede abdominal.

Distúrbios de Supra renal

As doenças das glândulas adrenais, também conhecidas como supra-renais, por estarem localizadas acima do rim, podem acarretar diversas mudanças no corpo, que devem ser analisadas pelo médico endocrinologista, que poderá orientar o tratamento correto.

 

Entre em contato conosco

Success! Message received.