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Atividade física x sedentarismo

Visando diminuir o sedentarismo e a obesidade - incluindo a infantil, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda alguns momentos de exercícios diários.

- Crianças de um a dois anos devem ter ao menos 180 minutos por dia de atividades físicas variadas e de qualquer intensidade, visando reduzir o sedentarismo e a obesidade infantil.


- Para crianças de três a quatro anos, o tempo indicado é o mesmo, porém com ao menos 60 minutos de atividades moderada a elevada, ou seja, metade do período de forma um pouco mais intensa.


Independente da idade, a orientação da OMS é distribuir esses minutos ativos ao longo do dia e evitar que as crianças fiquem paradas ou sentadas por mais de uma hora seguida. Além disso, quanto mais elas se mexerem, melhor, estando as brincadeiras incluídas livremente, afinal as crianças só precisam se divertir!


- Acima de 5 anos e adolescentes até 17 anos precisam de pelo menos 60 minutos de atividades físicas diárias de intensidade moderada a vigorosa.


- Dos 18 aos 64 anos e após os 65 anos, a OMS recomenda pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada durante a semana ou pelo menos 75 minutos de atividade física aeróbica intensa durante a semana ou uma combinação equivalente de atividade de intensidade moderada e vigorosa - adaptando melhor o período e a frequência conforme cada grupo, com os idosos recebendo uma orientação visando a mobilidade e o equilíbrio.


Isso incluir atividades de lazer (como passeios, dança, jardinagem ou natação, por exemplo), de locomoção (caminhar ou pedalar), ocupacionais (trabalho em si), tarefas domésticas, jogos, esportes ou exercício planejado.


As orientações levam em conta uma vida com mais saúde, disposição e qualidade, portanto quanto mais próximo do ideal, melhor - mas qualquer movimento já faz a diferença no seu organismo!


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