(51) 3427 1039

Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina,
hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue. Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população - e esse número só vem aumentando, contribuindo para o aumento de complicações e se tornando um risco a sua saúde.

DIABETES VEM CRESCENDO NO PAÍS

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o diabetes tipo 2 (DMT2) é uma das principais causas de mortalidade do mundo, devendo aumentar em até 3 vezes o número de pacientes nos próximos 17 anos.
Esses números se devem muito ao aumento da obesidade, pois

cerca de 80% estão acima do peso.
No país, uma das principais alternativas para os pacientes que tem esse tipo de diabetes e não conseguem controlar a doença por meio do tratamento clínico é a cirurgia bariátrica, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina.
Ela possibilita o controle do peso, glicemia, colesterol e pressão arterial, super importante para evitar complicações decorrentes do quadro do diabetes.

Cirurgia metabólica pode ser uma alternativa

Ela é indicada para pacientes que possuem diabetes mellitus tipo 2 e que não conseguem controlar a doença. A avaliação é feita pelo médico responsável junto ao paciente, observando alguns índices, como idade, massa corporal, evolução da doença, assim como a resposta ao tratamento clínico.
O procedimento é o mesmo da cirurgia bariátrica, porém o objetivo principal não é a redução de peso, e sim o controle do diabetes, que está diretamente associado à obesidade e que pode provocar consequências graves à saúde quando não tratado.