(51) 3427 1039

Tratamentos Endoscópicos

Existem outros tratamentos que fazem parte das opções de redução do estômago, porém sem a necessidade de cirurgia, ocorrendo através de procedimentos endoscópicos. Saiba quais são eles e em que casos são indicados:

GastrOPLASTIA ENDOSCÓPICA

A gastroplastia endoscópica se popularizou nos últimos meses com alguns famosos aderindo ao procedimento. Essa técnica, assim como a cirurgia bariátrica, é uma opção de redução do estômago, indicada para pacientes com obesidade (IMC acima de 30) que não obtiveram sucesso com outras formas de tratamentos. Porém, ela difere em alguns pontos:
A gastroplastia endoscópica é realizada por via endoscópica, ou seja, é feita uma intervenção no estômago, que tem seu tamanho reduzido através de suturas, resultando em um formato com menos espaço, promovendo mais saciedade ao paciente.
Essa técnica é indicada para pacientes com obesidade (IMC acima de 30), com indicação de bariátrica, mas que querem um procedimento menos invasivo.
A opção pelo tipo de cirurgia só será realizada em conjunto com o cirurgião bariátrico, que saberá indicar o melhor procedimento para cada caso.

 

overstitch-bariatric-836x600.jpg

BALÃO GÁSTRICO

É uma prótese de silicone, semelhante a prótese que as mulheres usam para aumentar os seios, porém seu formato é esférico, possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é insuflada dentro do estômago do paciente.
 

A presença do balão dentro do estômago causa uma sensação de plenitude (estômago cheio). O paciente sente-se satisfeito mais rapidamente quando se alimenta.

Este fenômeno chama-se saciedade precoce, a saciedade precoce é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável. Estes métodos são indicados em pacientes com obesidade mórbida.

Basicamente qualquer paciente com IMC1 entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar mais uma vez um tratamento clínico.

images (1).jpg