top of page

(51) 3427 1039

  • Equipe Digeclin

Obesidade x Sobrepeso: qual a diferença?

Essa dúvida é muito comum e pode ser respondida da seguinte forma: nos dois casos a pessoa está acima do peso ideal, porém com graus diferentes de acúmulo de gordura corporal.


Avaliando o seu IMC

Essa análise é feita com base na tabela recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para medir o índice de massa corporal, ou IMC, como é conhecido. Ele analisa o peso e as condições de acúmulo de gordura corporal de uma pessoa em relação à sua altura.

Porém, ele não consegue diferenciar a gordura da massa corporal no resultado, sendo o acompanhamento nutricional ou endocrinológico fundamental para uma análise certeira.


De acordo com isso, estar com sobrepeso significa estar acima do peso recomendado para uma boa saúde, estando o IMC entre 25 e 29,9.

Já uma pessoa considerada obesa apresenta um acúmulo de gordura maior do que o recomendado, ou seja, IMC acima de 30. Quanto maior o IMC, nesses casos, mais grave o grau de obesidade e, consequentemente, mais perigo oferece à sua saúde.


Consequências para a saúde

Nos dois casos é preciso estar atento: nenhum é referência de saúde, pelo contrário, é um alerta para a necessidade de mudança de hábitos.

A obesidade, por exemplo, pode trazer consequências graves como doenças crônicas, que estão diretamente ligadas à hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e problemas cardiorrespiratórios, citando alguns deles.


Cirurgia bariátrica pode ser uma opção


Para reverter essa situação e voltar ao peso considerado adequado para a saúde, é necessário um acompanhamento especializado, com reeducação alimentar e o incentivo à prática de atividades físicas.

Quando há a obesidade conhecida popularmente como mórbida, a mais grave da doença, uma das alternativas pode ser a realização da cirurgia bariátrica, sempre acompanhado da avaliação de um médico.


Aqui na Digeclin contamos com uma equipe interdisciplinar para te atender e cuidar da sua saúde. Conte conosco!

721 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page